Aprovado! Alunos do Profissional sem exames nacionais no acesso ao Superior. Informações sobre os Exames Nacionais

Alunos do Profissional: Exames especiais para acesso ao Ensino Superior...

Quando estes indivíduos que aqui comentam virem que num curso de engenharia um aluno do profissional faz as cadeiras com boas notas até vão bater mal! Vão dizer, como? Kkk

Mas agora com esta oportunidade posso finalmente realizar o meu sonho de seguir a profissão certa tendo um mestrado integrado.

Certo! A matemática que aprendeste não tem nada a ver com a matemática do ensino profissional. Achas que devem fazer o mesmo exame? Concordas que devem ter as mesmas possibilidades de concorrer? Então, como já admiti, sem exame não mas com exame apropriado sim
Depois se estarão preparados para continuar e apanhar o comboio é outra história Cara Sr. Frequentei o Ensino Regular e tenho um filho no profissional! Por ora considero bastante mais difícil e complexo o segundo! Estudei e segui ensino superior, o meu marido é do profissional, e segui estudos superiores.


Lamentável é não se assumir a verdade e andar com desculpas falsas e incoerentes que só introduzem injustiça e desigualdade no sistema.
Esta medida é apenas para salvar os cursos pouco procurados que, sem alunos, estão em risco de fechar.
Claro que pessoas responsáveis percebem que isto é insustentável a longo prazo, caminha-se para um Estado socialmente injusto e iníquo em que aqueles que trabalham,estudam e se esforçam para alcançar o sucesso da forma que ele deve ser alcançado, já são acusados de pertencerem a classes superiores, de serem egoístas, de serem racistas, de serem privilegiados
Este caminho é perigoso e é a causa primeira do aparecimento das franjas políticas extremistas, a esquerda, com estas políticas pseudo igualitárias, descredibiliza a escola , a cultura, o conhecimento, o trabalho, o esforço e afasta aqueles que acreditam num regime democrático onde todos têm o direitos e deveres equivalentes.

Onde é que é justo uma pessoa estudar disciplinas de nivel Avançado durante 3 anos e depois ainda arriscar 35 da média num exame, quando poderia entrar num curso profissional ter disciplinas de nivel Básico e não ter que fazer exame algum no final dos 3 anos? Olá, se está a querer dizer que o técnico foi criado só para acabar o 12 ano está um pouco enganada, acredite que existem muitos alunos que gostariam de ingressar nas universidades, não querem todos acabar a escola, simplesmente alguns seguem estes cursos por lhes cativar a área Não tenho nada contra o secundário, mas também se não frequentou o ensino profissional também não sabe, já nada é como antigamente, agora o nivel de exigência é maior e os alunos com os estágios já têm uma perceção do mundo do trabalho, coisa que alguns alunos do secundário não têm, e mais, a prova de aptidão profissional também exige muita concentração e planeamento para ser apresentada a júris Eu mesmo frequentei o ensino profissional e consegui entrar numa licenciatura graças aos exames nacionais Mas sem dúvida que foi muito difícil para mim ter conseguido estudar devido a não ter bases ao longo desses 3 anos disso não duvido .

Sou ex-aluna de um ensino profissional com licenciatura concluída e a frequentar mestrado e depois de todo o meu percurso no ensino não acho de todo justo que agora isto seja facilitado. Também não tive matérias que iam sair no exame nacional e no entanto se era um objetivo meu tive que estudar e procurar métodos que me permitissem chegar onde queria , fossem eles através de explicações ou assistir a aulas de regular. Não acho de todo justa esta situação perante os alunos de regular e mesmo perante os alunos de profissional que se esforçaram após e durante o curso para conseguirem entrar em cursos superiores. Ou seja , nao é de todo um choradinho de alunos de regular, mas simplesmente é chamar um pouco a atenção para o que se está a passar na nossa educação. Não é com facilitismos que se consegue bons alunos e bons profissionais.

Se têm medo da concorrência é porque se sente inseguros e impreparados. A vida separa o trigo do joio, na desigualdade positiva encontram-se forças. Sejam felizes na procura do conhecimento e não no erguer de obstáculos. Um conselho : se é fácil, não será bom. Facilidades? Então diga-me quais são as facilidades já que fala como se já tivesse andado em algum. Fique sabendo que algumas das disciplinas desses cursos são equivalentes a cadeiras da universidade. Quem não acha que deva ir para os cursos profissionais que vá para o regular e vice versa.
Eu só acho que deviam ajustar os exames para cada área profissional e acho que é uma boa medida para incentivar os estudantes desses cursos a ingressar no ensino superior. Tenho um curso profissional, licenciatura, mestrado e ainda alguns estágios, tudo na área. Agora pergunto-me se o meu currículo não estará em vantagem em comparação aos de muitos do regular.

Não é por uma decisão que um puto de 9º ano fez quando não tinha noção nenhuma de nada que agora um estudante não se possa tentar entrar para o ensino superior sem ter de gastar carradas de dinheiro em explicações.
Há aqui gente mesmo nervosa A Tânia frequentou o ensino dito regular ? Pois eu frequentei o ensino profissional e apesar de saber que tem uma carga horária grande não é o bicho papão que está a pintar. Só não concordo que tenha condições diferentes na admissão.

. E dizem que têm de estudar mas que é muito mais fácil. . Aliás muitos nem estudaram para passar.
VERGONHA! Vão por essas vias vão e depois emigram e voltam passado um mês LOOOOL Volto a reforçar, como em tudo há exceções, assim como há muita gente que foge para o ensino profissional porque acha que é o mais fácil. E por um lado até têm razão, é mais simples porque não exigem que um aluno esteja preparado para exames da faculdade. Nem todos os empregos que as pessoas acham dignos requerem muitos estudos. Mas para os que querem mesmo aprender, ganhar experiência e entrar no mercado de trabalho rapidamente, um curso profissional é uma mais valia e oferece muitas mais competências, e quando vão para a faculdade o objetivo já é outro, ao contrário dos ditos normais que entram na faculdade, muitos ainda sem objetivos definidos e sem qualquer experiência em comparação a um burro da escola profissional. Bom dia , não acho que seja um choradinho do é injusto.

Ainda que possam existir outras formas, as provas de ingresso são concretizadas através de exames nacionais do ensino secundário. As provas de ingresso que são exigidas para cada curso são fixadas por cada instituição, não podendo, regra geral, ser em número superior a dois.

Que país de tristes e retardados Preguiçosos que nunca quiseram estudar e procuraram sempre sair à noite e andar na má vida, têm os mesmos direitos (facilitados) do que aqueles que estudam?! Eu defendo e sempre defendi que há muita gente que não tem ensino superior, mas que sabe fazer. . Mas nem 8 nem 80!! Quiseram aumentar do 6 para o 9 e a solução que arranjaram foi passar de ano ciganos que só sabiam maltratar e assaltar garotos inocentes que nem sabiam lêr. Quiseram aumentar do 9 para o 12 e vieram com a história dos cursos profissionais. . E agora isto? Agora como não sabem um cara*** vão se espetar por completo no ensino superior. . Resultado: vão arranjar outra via mais fácil. .
OUTRA ANEDOTA!! Pessoas que tiraram cursos profissionais têm um nível acima de quem estudou e fez exames? Cambada de atrasados. .
Mais vale dar logo o diploma quando se nasce
E não me venham com tretas. . Conheço muita gente que tirou curso profissional e depois o CET.

Então não é esse o objetivo de entrar num curso profissional ? Ficar preparado para a vida profissional ? Será correto terem provas diferentes só porque optaram por uma via alternativa? Têm de estudar mas vamos ser honestos têm exames no 11 e 12 ano? Tem testes todos os períodos mais do que uma vez ? Tem trabalhos em conjunto com os testes? Não! São avaliados continuamente e têm trabalhos práticos. Eu também fui do curso técnico profissional mas fiz os exames de acesso e a pga como todos os outros Só quem não conhece a realidade do ensino profissional concorda com esta medida. Os alunos têm critérios de avaliação k não valorizam o rigor, os conteúdos são simplificados, não têm obrigatoriedade de estudo diário, fazem testes simplificados, e quanto ao estágio as empresas estão formatadas para dar boas notas sem grande esforço porque têm mais o k fazer.

Todos tem de ter as mesmas regras para que seja justo até porque quando entram na faculdade vão ter as mesmas disciplinas que todos os outros e se nessa altura têm capacidade porque não mostrarem essa mesma capacidade ao fazer os exames nacionais? Não concordo com privilegiar as minorias, todos devem ser tratados de igual modo pois nem uns são os burros
que vão para o Ensino profissional nem são os coitadinhos que tem horas , testes, trabalhos e estágio nem os outros são uns felizardos pois têm a vida facilitada.

(e fiz exames ainda, tive que ser eu a estudar por mim, ninguém me deu a papinha toda feita) Não podemos simplificar um exame nacional para facilitar a vida a entrar, que é uma forma de avaliar equitativamente a teoria de um aluno para seguir o próximo passo, quando falo por mim que já passei pelo processo, depois ao não teres tido muita da matéria a matemática por exemplo na universidade até te vais sentir mal, porque é um ritmo diferente onde quem consegue apanha quem não consegue santa paciência, e quem está para trás na matéria ou corre para apanhar ou fica pelo caminho.

Apenas a ignorância tem mantido estigmas e preconceitos, é APENAS uma questão de escolha pessoal e não um para burros, outro para espertos! Um para os que se esforçam e outro para os que nada querem fazer, HA de TUDO, em TODO o lado!!! Seja qual for a via, TODOs devemos ser esforçados para alcançar os nossos objectivos! E os alunos do profissional TERão de realizar provas, mas das disciplinas que DERAM e não das que não deram! "O Botafogo vem a público esclarecer a saída do atleta Anderson Wanderllan de Moraes Rodrigues (Pimentinha). Antes da formalização do acordo, o atleta alegou dores no pubis e optou por não assinar o contrato. O chefe do Departamento Médico Luiz Fernando Medeiros realizou exames clínicos e solicitou a ressonância magnética na região, que foi recusada pelo jogador.

Para começar só entra no profissional quem quer, se querias entrar numa universidade terias entrado no ensino regular, sem falar que as disciplinas de curso profissional são mais faceis ,como por exemplo, um aluno de Economia ou Ciencias no ensino regular tem Matematica A, enquanto no curso profissional de Contabilidade tem Matemática B. Ainda para mais um aluno de regular arrisca a baixar a sua média que teve ao longo de 3 anos para fazer o exame.

Mas a partir do momento em que uns podem fazer um exame não nacional para entrar no curso superior competindo assim com os alunos do ensino secundário que fazem um exame standartizado igual em todo o país, a competição é injusta. Este serviço está inserido na Consulta Externa e disponibiliza uma diversidade de procedimentos médicos, necessários para a manutenção e recuperação do seu estado de saúde, colmatando as de necessidades clínicas, preventivas e curativas da população. Todos os exames funcionam em regime de ambulatório, sendo que caso exista necessidade de observação por outro clínico e/ou o seu internamento hospitalar após realização do exame este será solicitado sempre com o seu conhecimento e consentimento. Reparo que aqui há muita gente a criticar tanto os do Regular como os do Profissional mas honestamente cada um na sua.
Se eles não tiverem capacidades para entrar não passam na nova prova de ingresso, se tiverem então olha parece que afinal têm as capacidades de estar no ensino superior.

Vocês estão mais preparados ? deixa-me rir, dessas 40 horas por semana , no primeiro ano todas as semanas tens 8 horas de estágio em empresa, no segundo 2 dias e no terceiro 3 dias por semana. Só porque vais para uma universidade muitas vezes para as noitadas, cópias nos exames, etc Vocês melhor preparados. cresce e apararece. A escolha foi feita pelo aluno. Eu dou explicações e já vi as duas vertentes, alunos profissionais que estão agora a estudar para terem os exames e alunos do secundário, já vi bons e maus dos dois lados, tudo depende do aluno, mas a descrição sempre me pareceu ser especifica, queres seguir estudos? secundário.

Da mesma forma que por exemplo em programação eu comecei num nível mais acima que os que vinham do regular, mas a diferença é que as universidades estão preparadas para te introduzir nas áreas especificas, enquanto nas áreas genéricas eles partem do principio que aquilo tu já tiveste no secundário, quando se vieres de um profissional não é verdade, por isso no segundo semestre eles já eram equivalentes a mim e eu ainda andava a correr atrás do prejuízo em matemáticas, físicas e álgebras. Alunos do regular a terem todos altas notas? Só se isso foi a muito tempo atrás ou não Sei de quê escola fala, todos os anos no secundário eu tinha no Mínimo, 2 repetentes na minha turma, já tive 6 no sexto e oitavo ano, acho que não é por aí.

Aqui a questão é a justificação da dispensa de exames, vejamos; é completamente desadequado sujeitar a exames alunos que não trabalharam a matéria do exame; os especialistas apregoam à boca cheia que o profissional é diferente, mas tão exigente como o regular; todos os alunos do regular são obrigados a fazer o exame de língua materna, sejam de ciências ou humanidades, porque se entende, e a meu ver bem, que o domínio desta é fundamental para ingressar no ES, assim os alunos do profissional têm em Português o mesmo programa que os colegas do regular, porque e bem se entendeu que deveriam todos fazer o exame de Português para ingressar no ES (não para completar o secundário no caso dos alunos do profissional), mas estes alunos não conseguem maioritariamente realizar com sucesso este exame, porque de facto esta via é facilitista, e havendo exigência, poucos alunos do profissional conseguem aceder ao ES.

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A unica diferença que eu vi entre os cursos profissionais e os regulares foi o nivel das 2 disciplinas de exames, as outras (as expecificas de cada curso) sao bastante complexas ate diria que algumas mais do que o regular.
Nao nego que algumas escolas baixem a barra porque ha muitas escolas que o fazem mas isso é a razao de haverem exames internos que as universidades vao fazer aos alunos que vao tentar entrar do profissional sem exames. Que tal aproveitar e informarem-se de toda a proposta? Será que vão ser abertas vagas especificas? Será que as faculdades vão ter uma palavra no recrutamento? Quando havia ensino nocturno, também havia descriminação, diziam que era mais facilitado e no entanto tinham a mesma prova de acesso e as mesmas vagas. Quem é bom não deve temer, porque se estudou criou bases sólidas para enfrentar os desafios. Cada um que use as oportunidades.

A partida no Estádio Nilton Santos é importante para as pretensões de G4 no Campeonato Brasileiro e reserva emoções. Eu passei 3 anos a estudar forte e feio num curso profissional técnico de serviços juridicos, quer saber a razão? Sempre tive o sonho de ser advogada. Segui profissional porque os meus pais nao tinham como pagar materias do secundário normal. tirei boas notas e no final deste curso profissional apresentei uma PAP à qual foi comentada como digna de uma tese universitária sobre Direito Europeu. Infelizmente nao segui o meu sonho, estou emigrada, sou empregada de limpeza neste momento. Não ocupei nenhum lugar de quem se mata a estudar, mas merecia mais estar numa universidade do que muitos que so gazem os pais gastarem dinheiro. A questão que se prende é esta: ou todos têm os mesmos mecanismos de entrada ou então, estão a ser criadas facilidades para uns. Não desconfio de todo que os cursos profissionais não tenham a sua carga de trabalho e que os alunos também tenham que estudar.

Meu percurso escolar não foi mais fácil que o regular, até o 10 estive no regular e tive que ser uma boa aluna, quando fui para o profissional tive muitas dificuldades, principalmente em disciplinas específicas que deram cabo das cabeças pensantes mais velhas a quem eu pedia ajuda No estágio estava eu e dois do regular, e a minha superior preferia muitas vezes a minha ajuda e me dizia para explicar as coisas todas a eles, porque só sabiam a teoria mas não sabiam fazer nada, nem sequer pesar uma amostra o que fazem os alunos de ciências nas aulas práticas de físico-química? Tanta coisa que precisam comprar, batas, óculos e sei lá mais o que, e não aprendem nada de jeito?! Foi a conclusão que cheguei no ano em que estive no regular e comprovei com a comparação que a minha superior fez.
Em termos de teoria, os que estudam a sério, são barras, muito bons, mas isso em ambos os cursos, tanto regular como prof. Dois amigos meus ingressaram na faculdade, uma em farmácia e outro em direito, eram excelentes alunos no profissional também.

Preços dos Exames para CNH

  • Audiograma Tonal Simples
  • Audiograma Vocal
  • Testes Supraliminares
  • Impedanciometria (Timpanograma e Pesquisa de Reflexos Estapédicos Ipsi e Contra-lateral)
  • Otoemissões Acústicas
  • Potenciais Evocados Auditivos
  • Videonistagmografia
  • Posturografia
  • Potenciais Otolíticos

queres seguir uma vertente mais profissional que te prepara para não precisares do superior para arranjares um emprego? profissional, dar o mesmo output para ambos visto que um tem exames extremamente exigentes e outro não tem nada vai gerar apenas mais pessoas a seguirem o profissional e a não terem de se preocupar com isto, tornado o profissional no longo termo, o novo secundário, mas que desta vez não te ensina metade do que o aluno que acaba o secundário deveria de saber. No entanto, não vejo qual é o problema de serem exigidos exames nacionais para entrar na faculdade. No meu caso, na minha altura, tive o que chamavam de Matemática B que não sei se ainda existe e a matéria era diferente da Matemática A. Havia ainda a Matemática C e uma que tinha um nome diferente que agora não me lembro.

Mas Agora pense se esta nova prova que será realizada não será mais justa para estes alunos Pedro Tavares concordo com o que disse. Dou Formação em vários Módulos e Cursos no Profissional á vários anos e posso dizer que a as notas não refletem a realidade! A grande maioria uns 90 andam a passear e no fim tiram notas excelentes!! Eu sou bastante criticada porque exijo demaisquando só quero dar a matéria e fazer o meu trabalho. tenho de estar constantemente a porque é um um problema captar a atenção e manter os alunos a trabalhar!! Faltam constantemente e nunca chumbam! Estão habituados a tirar boas notas sem se esforçarem, sem estudaremnem querem sabere acreditem ou não são cursos não financiados!! Viva,
É extremamente complicado um aluno do ensino profissional realizar os exames nacionais sem precisar de frequentar aulas preparatórias (que não são baratas). E, se um aluno do ensino profissional quiser ter o mesmo nível de ensino que um aluno do ensino regular no quadro nacional de qualificações, terá ainda de frequentar um curso de especialização tecnológica que requer provas de admissão (que não são fáceis).


Não façam disto uma guerra entre ensino regular e profissional, isto é uma política de preenchimento de vagas para cursos superiores (superiores!? em muitos casos isto é piada).
Mantenho o que disse anteriormente, há muitos más escolas e cursos profissionais, mas a realidade é que também as há no ensino regular.
O ensino profissional devia ser encarado como uma via profissionalizante dos alunos, e isto é completamente descartado ao abrir exceções para facilitar o acesso ao ensino superior.
Deixo um conselho. Estudem. Olha lá o Eng. tu sabes por acaso as barbaridades que estás a dizer ? quem te disse que quem tem um Técnico Profissional tem a vida facilitada ? Isso posso dizer eu do ensino regular, enquanto vocês chegam ao 12º com 3 disciplinas e vão a exame, sabem por acaso a carga horária dum curso profissional ? 40 horas por semana.



O Botafogo lamenta a atitude do profissional tendo em vista todos os esforços empenhados para a sua contratação e deseja sorte no prosseguimento de sua carreira"

+ Botafogo chega a 'número mágico' para acesso à Série A se mantiver o mesmo aproveitamento em casa

Renê Simões, treinador do Alvinegro na época, se pronunciou sobre o caso em uma entrevista coletiva. O técnico afirmou que o clube contou a verdade e até relatou algumas palavras do jogador.

- Lamento muito a saída dele. Ele foi muito bem num jogo-treino, é jogador de futebol de salão, de velocidade, sabe fazer gol. Liguei, mas ele não atendia. Podem ter absoluta certeza de que o que Botafogo disse foi toda a verdade. O Luís Ricardo (lateral-direito) falou com ele pelo Whatsapp e disse que o Pimentinha relatava problemas no púbis. Ele contou que não poderia produzir nada por causa da dor no púbis. Disse 'Me perdoe se fiz algo errado, tenho que ir embora' - afirmou Renê.

De qualquer forma, o fato é que Botafogo e Pimentinha estarão em lados opostos neste domingo.

De qualquer forma, acho perfeitamente razoável, sendo que a matéria é diferente supostamente mais fácil porque tens outras cadeiras mais dificeis, que peçam para fazer o exame nacional de Matemática A para entrar na faculdade. Eu fiz os exames nacionais todos de que precisava, estudei para eles normalmente, passei e ingressei na faculdade, não achei os exames nada de extraordinário relativamente ao que diziam ser e portanto entrei em pé de igualdade com todos os restantes colegas. Por um lado, a Matemática do Profissional não é nem a A, a B ou Macs, é grande parte das três. Depois seguindo do Profissional de Programação para Curso Superior de programação, entrei com 1 ano de avanço dos outros que vieram do regular. Andei a rever matéria que já tinha dado no 1o ano de faculdade. Colegas que vieram do Regular, tiveram dificuldade em acompanhar a matéria e o ritmo que eu trazia.

A seguir está uma lista com todos os preços atuais dos exames CompTIA. Alguns dos nossos exames agora estão disponíveis de forma presencial para todos os candidatos, bem como de forma on-line para candidatos dos Estados Unidos. O que o zé povo deveria estar a reclamar é o facto de os alunos deixarem de ser penalizados (Reprovar) mais de metade do ensino obrigatório. Podem não perceber nada de nada mas não reprovam. Isto sim é criar analfabetos funcionais mas disto não vejo tanta indignação. Quanto mais burra a população mais fácil é manipular. Agora, quem entra na universidade e por onde, a mim pouco me abala. O que me importa é se no final estão empregados e a criar riqueza em vez de ser mais um que entrou num curso universitário sem saidas profissionais e agora está desempregado. Não percebo o que é que o ter uma apresentação final de um trabalho tem a ver com o exame nacional nem porque motivo o retiram para escolas profissionais. Não faz sentido.

Por experiência própria quando cheguei ao 10 ano, fui para ciências porque não me identificava com nenhum dos outros cursos regulares, não gostava de humanidades, nem artes, nem economia, mas depois, também nao sentia que me encaixava em ciências tecnológicas, eu queria ir p faculdade, mas pra isso tinha que n ir para um curso que eu gostasse também no secundário, procurei então um curso profissional, fui para analise laboratorial. Não consegui fazer os exames nacionais porque tive muitas dificuldades a estudar em 1 ano (que decidi estudar apenas para os exames, quando acabei o curso) 3 disciplinas que no regular aprenderam em 3. Agora estou a trabalhar e o meu currículo é muito rico devido a disciplinas específicas que tive no curso, estágios que fiz, aliás, tive uma oferta de emprego na empresa onde estagiei.

Alunos do Profissional: Exames especiais para acesso ao Ensino Superior...

Outros desistiram porque não gostaram ou porque acharam difícil. Por tanto, fui melhor preparado para o curso superior.
Mas tive díficuldade em ter nota suficiente para entrar no IST e tive de entrar no ISCTE. Andei eu a esforçar-me para teruma boa média, estudar para os exames nacionais, esperar pelas colocções, e agora vejo este pessoal do ensino profissional, com o caminho facilitado. Vergonha de país. Depois, os do ensino profissional que deveriam colmatar as necessidades de mão de obra nas principais profissões, vão todos para a faculdade, e, mecânicos, serralheiros, canalizadores, técnicos, etc, não há. Quer tudo ser doutor ou engenheiro. A Angela Merkel tinha razão quando disse que existiam licenciados a mais. Concordo. E mão de obra, não é preciso? O Típico choradinho do é injusto! eu estudei mais, logo os outros não podem tirar! porque não esforçaram-se tanto como eu esqueceste-te que o exame a maioria da materia que é exigida é dada apenas no regular. Segundo a legislação em vigor, para poder concorrer ao ensino superior é necessário que o aluno comprove que possui capacidade para o poder frequentar. Este tipo de comprovação é feito através de provas de ingresso (nalguns casos, também são fixados pré-requisitos).


Um aluno, depois de 4 anos a especializar-se na area em que pretende seguir estudos e a sujeitar-se a provas de aptidão perante juízes, com formações em contexto de trabalho que contam 40 da média e que vão literalmente definir o futuro na area profissional desse mesmo aluno, na minha opinião, merece entrar no ensino superior sem exames. E AINDA, as faculdades estão a decidir que tipo de prova de ingresso deverão estes alunos realizar para entrarem para o curso pretendido juntamente com o peso da média. Facilidades? olha deixa-me dizer que estive num curso regular durante bastante tempo sem qualquer dificuldade nem de estudar tinha, entrei no profissional e olha que foi bastante mais complicado
Se não estiveste dos dois lados faz um favor a todos e nao fales do que nao sabes.

Equivaler estes alunos aos do regular é uma injustiça e uma falácia! Pela maioria dos comentários que aqui vejo, parece-me que não entenderam bem o que está em causa.
Não acredito que seja quem for, ache correto vedar o acesso ao ensino superior a quem quer que seja. Ninguém no seu perfeito juízo diz que um aluno do profissional não pode aceder à universidade, o normal seria que não existissem regimes de exceção (existem vários) no acesso.
O que os alunos e docentes do ensino profissional deveriam lutar era por um ensino superior técnico que permitisse a continuidade do estudo e formação com um pendor profissional.
Caso um aluno do profissional tivesse interesse em seguir um percurso académico mais tradicional, nada o deveria impedir de o fazer, apenas se exigia que realizasse os mesmos testes dos outros candidatos. Acredito que os bons alunos do profissional (tive alguns, mas infelizmente poucos) até teriam vantagem comparativa na realização das provas.

Mas o nível de exigência dum ensino superior não muda. Portanto tanto dá ser um engenheiro que seguiu o ensino regular no secundário, ou um engenheiro que seguiu o profissional, para ter o nome de engenheiro tem de terminar a licenciatura, que é igual para ambos.
Mas se o ensino profissional no secundário é assim tão fácil, porque é que não optam todos por tirar um curso profissional e estudar Matemática A para o exame? Uma vez que, hipoteticamente falando, o grau de exigência do profissional é bastante menor que o regular, sobrará tempo para estudar Matemática A e Português. Acho que tenho aqui um bom argumento difícil de contradizer.
Mas agora é mau ter muitos licenciados? Será melhor não tirar um curso e acabar nas caixas do Lidl? Então se é bom seguir estudos, para quê dificultar o acesso ao ensino superior? Os meus colegas que vieram do profissional vieram muito melhor preparados para o curso comparativamente aos que vieram do regular.

Source: https://www.livrariascuritiba.com.br

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